A dança pode ajudar no desenvolvimento físico e social da criança

a-dança-pode-beneficiar-o-desenvolviment-do-seu-filho-blog

É inegável os benefícios que a dança promove em todas as idades. Vai desde a melhora do humor e autoestima, com alívios dos sintomas da depressão, até aumento da socialização, a arte de conviver com pessoas.

Quando crianças, em fase de desenvolvimento, são expostas ao meio artístico e cultural que a dança representa, desenvolvem com mais intensidade algumas características:

• Observa-se melhora da capacidade intelectual e social;
• As crianças expressam melhor a criatividade;
• Há um fortalecimento da autoestima;
• Maior senso de equilíbrio, ritmo e consciência corporal;
• A dança ajuda o desenvolvimento físico do corpo, pois define a fisionomia corporal;
• Melhora questões disciplinares;
• Redução de problemas comportamentais;
• Elasticidade, organização, harmonia, equilíbrio, concentração e muito mais.

Sabemos o quanto é importante investir no desenvolvimento dos nossos filhos, e prepara-los para enfrentar as grandes batalhas da vida. Mas, além de boas escolas, aulas de línguas é necessário investir também no desenvolvimento motor.

Toda criança tem direito a educação, a cultura, ao esporte e ao lazer e dançar é a representação de tudo isso.

Para as crianças, dançar é uma atividade divertida, espontânea, independente do estilo ou ritmo.

Na dança, a criança não executa o movimento de maneira funcional e sim como uma expressão pessoal. Cada um tem seu jeito próprio de dançar, ou seja, cada criança expressa sua marca, ritmo e movimento.

Quando crianças a partir de 5 anos de idade fazem aulas de dança (ballet, jazz, danças urbanas, etc), a dança auxilia no desenvolvimento físico do corpo definindo a fisionomia corporal.

A dança desenvolve a criatividade dos seus filhos. Crianças com poder de imaginação, são crianças mais criativas, desinibidas e sociáveis. Interagem com outras crianças da mesma idade e de idades diferentes.

Alguns estudos apontam que crianças que dançam, tendem a ser mais bem-sucedidas em nível acadêmico; observou-se nesses estudos que a disciplina é o ponto chave. As crianças absorvem mais informações na escola, pois estão mais concentradas e disciplinadas – e, sabe-se que, quanto maior o conhecimento adquirido mais chances de sucesso profissional.

Incentive seu filho a fazer aulas de dança. Permita que ele acesse seu corpo, pensamentos, imaginação e descubra tudo o que é capaz. Porque dançar faz bem!